Infelizmente não vou poder postar uma foto de minha turminha na formatura, apesar disso quero dizer que
a solenidade foi muitoooooooooo lindaaaaaaaaaaaa!!!! Saudades de meus "pimpolhos"!!!
Quero muito deixar o relato de uma experiência com um aluno muito querido por todos.
TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS
A vida nos coloca desafios, como diz o sentido da palavra, temos que lutar para sermos vencedores.
O título de meu relato parece que não é novidade a ninguém, pois afinal, somos todos diferentes.
Durante os anos de 2009 e 2010 trabalhei com alunos de jardim níveis I e II, as diferenças são tantas, várias, só que a mais "gritante" delas é ser mais diferente que os diferentes, ou como gosto de me referir, mais ESPECIAL que os outros, os quais também são especiais em uma sala de aula.
Faço essa introdução para escrever sobre um único aluno, este com PNDE (portador de necessidades especiais), este discente foi muito, mas muito especial para minha caminhada.
Já trabalhei com alunos com PNDE, masdentro de escola especial, desta vez tive que desenvolver um trabalho com um aluno especial dentro dessa nova concepção de educação que diz que: "...atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino..." (Tít. III - Art. 4º - LDB 9394/96) melhor dizendo a era da inclusão.
Esta criança dia-a-dia me mostrou que sempre podemos ser melhor do que realmente somos, me ensinou que a vida é uma eterna caminhada, onde podemos parar para descansar, mas nunca desistir.
Seu nome é Augusto, sua convivência com os colegas foi muito boa, no começo alguns tinham um pouco de receio, mas aos poucos isso foi sendo abstraído. Ao final do ano letivo, ele sabia o nome de cada um de seus colegas, dizia a quem pertencia tal mochila. Não tivemos muitos progressos na área pedagógica, mas tenho certeza, que nas áreas psico-socio-afetiva, tivemos um grande progresso, abraçava e beijava à todos quando lhe era permitido e se deixasse sabia ir sozinho até o "parquinho" brincar na caixa de areia ou ir até o refeitório pedir bolachas; sabia, também, dizer o nome do motorista do transporte escolar.
Para você que está lendo este relato, isso pode parecer simples, mas para ele isso foi um grande progresso.
Ah!Esse aluno, tão pequeno com a grande missão mais de ensinar do que aprender, de provar à mim que mais que símbolos escritos podemos aprender a simbologia do amor, da compreensão do outro.
Enfim, mu aluno querido formou-se em dezembro de 2010, junto com todos os 22 alunos que faziam parte da turminha do jardim nível II da Escola Municipal Tia Mercedes.
Neste ano de 2011 ele vai fazer paarte de outra instituição escolar, onde frequentará o 1º ano do ensino fundamental. Sei que sua caminhada será árdua, mas tenho certeza que ao seu lado estarão sua família, seus colegas que aprenderam que ele é especial, sim, mas sabe o verdadeiro sentido de ter amigos, estes que com ele aprenderam que tudo na vida é diferente, até nós seres humanos.
OBRIGADO AUGUSTO! POR TER NOS ENSINADO " A FAZER O BEM SEM OLHAR À QUEM "